“Se existe alguma coisa a respeito da qual se deva fazer exatamente o oposto do que o governo e a mídia lhe dizem para fazer, essa coisa é investir em ouro”. Robert Ringer

» O US Mint (a Casa da Moeda norte-Americana) vende praticamente a mesma quantidade de dinheiro em moedas de ouro e em moedas de prata. Isto significa que são vendidas cerca de 50 onças troy de prata para cada onça de ouro.

» Cerca de dez vezes mais prata é produzida a cada ano em comparação com o ouro, sendo que o Silver/Gold Ratio (a relação entre quantidade e valor na associação/equivalência entre o ouro e a prata) é estimado em 15:1 na crosta terrestre. Sendo assim, como pode esse preço variar a ponto de chegar em 50:1? Isto é devido a anomalias e desfigurações nas cotações do ouro, principalmente devido à presença no mercado das GOLD ETFs (Fundos de Índice em Ouro - papéis que supostamente dão ao seu possuidor uma certa quantidade de ouro na dependência do que traz cada um desses títulos).
Especialistas no mercado dos Metais Preciosos de diversos países esperam para breve uma aproximação da relação ouro/prata rumo aos seus equivalentes históricos: 10:1; 15:1. A expectativa de valorização da prata é muito grande e crescente.

» Devido à supervalorização do ouro (na realidade com suas cotações atuais desfiguradas devido às Gold ETFs, como já dito), há muito mais pessoas cujo poder aquisitivo bem mais pode comportar aquisições de onças de prata do que onças de ouro, e esta situação têm trazido uma real valorização da prata fundamentada na relação oferta/demanda. Isto faz com que a quantidade de pessoas acorrendo à prata a fim de proteger suas economias e também de obter lucros com a valorização desta commodity (mercadoria) preciosa esteja aumentando rapidamente, de modo constante.

» O conceito de “comprar prata” está mudando progressivamente, o que não é nenhuma surpresa, haja vista a histórica percepção popular de prata como Dinheiro e não mais apenas como Mercadoria (Commodity industrial).
Se pensarmos bem, este é um grande passo rumo ao conceito de que acumular Prata é o mesmo que acumular Dinheiro, sendo que o dinheiro fiduciário (papel-moeda) segue o rumo inverso, ou seja, já muitos começam a perceber que o dinheiro de papel na realidade não vale absolutamente nada se desprovido de conceito de valor artificialmente atribuído a ele. Basta ver o que sucedeu no Brasil ao Cruzeiro, ao Cruzado, etc., os quais nada mais valem.
Já a prata e o ouro possuem valor intrínseco, imune a qualquer variação de qualquer que seja o sistema ou estrutura econômica vigente. Prata e Ouro sempre foram Dinheiro real.

» O Ouro e a Prata são e sempre serão moedas de reserva, independentemente de guerras, catástrofes naturais e de colapsos econômicos e financeiros.

» Grandes investidores em Prata têm tido de esperar uma média de 3 meses a fim de receberem a prata solicitada. E em muitas situações, esta prata só está sendo entregue após ter sido manufaturada, ou seja, há cada vez menos prata nas prateleiras aguardando compradores.

» Há, igualmente, muita gente percebendo que é preferível ter suas economias em ouro e em prata do que tê-las mantidas em bancos, cujos riscos inerentes já são bem conhecidos e crescem a cada dia. Pode-se, por exemplo, converter ouro e prata em papel-moeda, caso isto seja necessário ou conveniente, todavia não se pode converter papéis falidos nem em prata e nem em ouro. Um exemplo bem recente foi a nacionalização do banco belga Dexia, o qual em virtude de sua compra pelo Estado belga deixou de ser o melhor banco de capitalização da Europa.


» Os investidores têm se mantido entusiasmados com os investimentos em prata ao longo deste ano, aumentando as aquisições do metal precioso, segundo matéria publicada no periódico do Silver Institute, uma instituição norte-americana, situada em Washington, e que congrega todos os segmentos do mercado da prata: mineração, refinadoras, fornecedores de peças de prata bullion e diversos atacadistas do mercado do metal prateado. A demanda industrial pela prata também continua crescente e absorveu metade de toda a prata produzida nos últimos cinco anos. Diferentemente do ouro, cuja destinação segue pesadamente para a indústria de joalheria, a prata serve a uma diversidade de utilização muito maior que a do ouro. O maior motivador deste fenômeno é a busca pela diversificação dos portfólios com ativos tangíveis diante das incertezas macroeconômicas."Investidores e analistas estão otimistas sobre as expectativas de que os bancos centrais irão trabalhar ainda mais para tentar estimular as economias a fim de aumentar o consumo e estimular o emprego. Isto conduz a atenção dos investidores para os 4.000 anos de fascínio da prata e também como um porto seguro e reserva de valor", disse Michael DiRienzo, Diretor Executivo do Instituto de Prata.

Fundado em 1971, o Instituto da Prata serve como voz da indústria da prata e se dedica a aumentar a compreensão pública dos muitos usos e valores deste metal. A predileção dos pequenos e médios investidores em prata norte-americanos continua sendo as populares Silver Eagles, que possuem a garantia do governo americano além de serem consideradas legal tender (dinheiro em circulação).
 

"Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo.

Mateus 5:3