“Se existe alguma coisa a respeito da qual se deva fazer exatamente o oposto do que o governo e a mídia lhe dizem para fazer, essa coisa é investir em ouro”. Robert Ringer

 - O investimento é uma das maneiras mais comuns de ganhar dinheiro nos dias atuais uma vez que as pessoas têm cada vez menos rendimento líquido e querem maior liberdade de como usar o seu dinheiro. A internet tornou possível todo tipo de investimento acessível, e cada vez mais, pessoas estão interessadas em saber como podem se beneficiar desses investimentos. Uma das formas mais fáceis de investir é em jóias. É fácil de comprar e é um produto que todos têm familiaridade.

As jóias de ouro são atualmente um investimento muito solicitado. A jóia provou ao longo da história ser um investimento de longa data e estável, sendo popular ao longo do tempo. Isto é porque o preço das jóias e os retornos financeiros obtidos se baseiam em muitos fatores, não apenas no preço do precioso metal ou pedras usadas nesse momento. As jóias sobreviveram a muitos colapsos econômicos no mundo inteiro. Elas não são suscetíveis as flutuações do mercados de ações ou mercados de moedas e assim não perdem seu valor.

A jóia é uma obra de arte. É sujeita a originalidade e aos intrincados detalhes do design, e sempre há uma grande procura. Relatórios globais recentes indicam que a procura por jóias de ouro está aumentando em 19% ao ano, o que significa um recorde. A procura por jóias está prevista de crescer ainda mais. Toda jóia é invejável e digna de coleção e se torna mais valiosa com o passar do tempo. Isto pode ser comprovado pela maneira de como as lojas de ouro são usadas; cerca de 75% de todo o ouro consumido é em forma de jóias. O World Gold Council afirma que nos Estados Unidos, as vendas de jóias totalizaram US$ 44 bilhões de dólares nos últimos anos.

A jóia faz uma afirmação visual sobre a pessoa que a está usando e assim demonstra ser um investimento agradável. Como em épocas antigas, a jóia é associada com a riqueza, e assim dá ao portador uma postura confiável. A jóia como investimento oferece muitas vantagens.

Por exemplo, a jóia antiga pode ser comprada e vendida rapidamente por um retorno rápido, a demanda já foi previamente estabelecida acima. Os preços das jóias são igualmente sujeitos ás tendências. Na última exposição de ouro em Vicenza ficou comprovado que o ouro amarelo teve a maior procura nos Estados Unidos e Europa, assim seria um bom investimento. Entretanto, devido à natureza fashion da indústria isto significa que o ouro branco será uma tendência brevemente.

O segredo do investimento em jóias é saber o que você quer e onde encontrar. Isto tem se tornado muito mais fácil pela internet, uma vez que os negociantes podem ser contatados e negócios sendo concluídos em qualquer destino do globo. Além disso, a internet aumentou as possibilidades para os atacadistas de jóias que podem anunciar seus bens mais facilmente, o que significa dizer que os investidores podem conseguir mais jóias pelo seu dinheiro.

Um negociante de jóias poderá fornecer a informação que você procura sobre a qualidade e estilo, mas um conselheiro de ouro ou um profissional do investimento podem ser necessários para assegurar-lhe que você está comprando o tipo certo de jóia para o investimento que você está procurando.

Ao comprar uma jóia de ouro, o fator mais importante é o quilate. O quilate detalha a quantidade de ouro presente na jóia. O ouro é maleável de modo que são necessários outros metais como a prata e o cobre para serem adicionados para fazê-lo durável. Isto também afeta a cor da jóia. A jóia de ouro mais pura disponível é a de 24 quilates e tem uma cor amarela alaranjada.

A jóia em outras cores pode ter um quilate mais baixo enquanto umas quantidades maiores de outros metais são exigidas para criar o efeito especial. Entretanto, isto não significa que aquela jóia de ouro branco seja um investimento menos valioso do que a jóia de ouro amarelo, assim como o projeto, o design e o gosto pessoal igualmente caracterizam o valor. Certifique-se de escolher a jóia que reflete o seu gosto e lhe traz a alegria, assim como o pensamento de investimento a longo prazo para poder desfrutar totalmente o seu valor.